10 Filmes de Suspense Policial

 

Montar uma lista com os 10 filmes de suspense policial, seria mais do que óbvio que estaria incluído filmes importantes como a trilogia do serial killer mais cultuado do cinema, o famoso Hannibal Lecter, ou então o enigmático “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, ou até mesmo o surpreendente “Jogos Mortais” e sua seqüência, e acima de tudo um desses filmes como o principal, se tornaria uma lista mais do que óbvia. Sempre os mesmos filmes, sempre as mesmas críticas, sendo assim, resolvi montar um lista com os melhores, ou talvez os piores para algumas pessoas, filmes deste gênero.
Por isso foram selecionados 10 filmes do gênero, o Top não precisará ser exatamente na ordem que os filmes se encontram, é uma lista sugestiva de 10 filmes, todos já disponíveis em DVD e a colocação de cada qual, será simplesmente da escolha de cada um.

“Roubando Vidas” (Taking Lives, 2004)

Um suspense tenso e envolvente do começo ao fim, estrelado pela bela Angelina Jolie, a atriz interpreta uma agente do FBI que utiliza-se de métodos ortodoxos para investigar um serial killer intitulado como “rouba-vidas”, pois ele mata e assume a identidade das vitimas, e que está agindo por 20 anos.
O filme ainda traz em seu elenco os astros Ethan Hawke, Kiefer Sutherland e Olivier Martinez.

 

“Cálculo Mortal” (Murder by Numbers, 2002)

A trama gira em torno de um crime perfeito cometido por dois estudantes. Uma detetive e seu parceiro são encarregados de solucionar o crime. Durante as investigações, os dois descobrem fatos importantes sobre o passado dos estudantes que podem levar a conclusão das investigações e revelar o motivo pelo qual cometeram o assassinato.
Dirigido por Barbet Schroeder (Medidas Desesperadas) e estrelado por Sandra Bullock, Bem Chaplin, Ryan Goslin e Michael Pitt, “Cálculo Mortal” é surpreendente, tenso e envolvente.

 

“A Marca” (Twisted, 2004)

Uma trama envolvente que nos leva junto a uma detetive recém-promovida a enfrenta um assassino em série que está matando apenas homens, e justamente aqueles com que ela já teve relações sexuais. Todas as vítimas tinham uma queimadura de cigarra em uma das mãos, esta queimadura acaba se tornando a “marca”, ou melhor dizendo, a “assinatura” do assassino. A detetive começa a acreditar que talvez ela possa ser a assassina, mesmo não se lembrando de nada ou possuir um álibi para os tais assassinatos.
Um enigmático mistério com Ashley Judd, Samuel L. Jackson, Andy Garcia e David Strathairn, onde todo crime possui uma Marca.

 

“Identidade” (Identity, 2003)

Uma forte tempestade, isola um grupo de 10 pessoas em um motel.
No começo todos se sentem acomodados por estarem protegidos contra a tempestade, mas logo começam a ficar aflitos, pois todos estão sendo assassinados um a um, sem saber o motivo, eles vão descobrindo aos poucos que todos fazem parte de um misterioso segredo que os uniu naquele lugar.
John Cusack, Ray Liotta, Alfred Molina, Amanda Peet e Rebecca De Mornay estão entre os principais deste surpreendente filmes.

 

“Na Companhia do Medo” (Gothika, 2003) Uma conceitua psiquiatra criminal, acaba se tornando uma interna da clínica que trata de mulheres presidiárias em que trabalha. Ela é a principal suspeita do assassinato de seu marido, porém ela não se lembra de nada. Tentando fugir da penitenciaria e tentar recuperar sua memória, ele pouco a pouco começa a desconfia de que está sendo usada e perseguida por forças sobrenaturais em busca de vingança.
Do mesmo diretor de “Rios Vermelhos” e com Halle Berry, Penélope Cruz e Robert Downey Jr. no elenco.

 

“O Amigo Oculto” (Hide and Seek, 2005)

Neste enigmático suspense, Robert De Niro, interpreta David Callaway, um homem que perdeu sua esposa assassinada, e vive apenas com sua filha Emily, intepretada brilhantemente por Dakota Fanning. Emily se torna uma criança solitária e cria um amigo imaginário conhecido como Charlie, um amigo com que costuma brincar de esconde-esconde. Porém com o passar do tempo, Charlie vai se revelando aos poucos ser um amigo malvado e vingativo, que ameaça a todos e a própria família Callaway.
O elenco ainda conta com nomes de peso como Elisabeth Shue, Irmy Irving e Famke Jamssen.

 

“Sobre Meninos e Lobos” (Mystic River, 2003)

Após o assassinato da filha de Jimmy, personagem de Sean Penn, Sean (Kevin Bacon), seu amigo de infância, recebe a missão de investigar o crime. As investigações aos poucos o leva a reencontra com seu passado sombrio, que acreditava ter esquecido para sempre. Há ainda um terceiro amigo Dave, interpretado por Tim Robins, que vive com um segrdo, desconhecido até por sua própria esposa. A busca pelo assassino, une os três novamente, que trás de volta fatos do passado, os mesmo que eles preferiam que ficasse perdidos para sempre.
Dirigido por Clint Eastwood, o elenco ainda trás Laurence Fishburne, Laura Linney e Marcia Gay Harden no elenco. Vencedor de 2 Oscar: Melhor Ator (Sean Penn) e Melhor Ator Coadjuvante (Tim Robbins).

 

“O Júri” (Runaway Juri, 2003)

Uma viúva, entra em um processo judiciário milionário, após considerar culpada uma empresa pelo morte de seu marido. Ela contrata um advogado para defende-la, porém ele precisará enfrentar um especialista em selecionar jurados, de forma que sua cliente vença o julgamento. Mas o que eles não esperavam era que um dos jurados teria seu próprio plano de manipular o júri e com a ajuda de uma mulher ele passa a chantagear os dois de que o veredicto saíra muito mais caro do que eles imaginam.
Um envolvente filme com Dustin Hoffman, Gene Hackman, John Cusack, Rachel Weisz e Jennifer Beals onde uma pergunta permanece, “O dinheiro pode comprar tudo?”.

 

“A Janela Secreta” (Secret Window, 2004)

Johnny Depp interpreta neste filme, Mort Rainey, um escritor em crise, que terminou seu casamento após pegar sua esposa em um motel com outro homem. Ele então toma a decisão de se isolar do mundo em sua cabana próxima a um lago, na tentativa de tranqüilidade, e poder retornar a escrever seus livros. Porém esta tranqüilidade acaba, quando um senhor aparece em sua porta acusando-o de plagiar um de seus livros.
Além de Johnny Depp, o filme conta com Maria Bello e John Turturro.

 

“Refém do Silêncio” (Don’t Say a Word, 2001)

Um famoso psiquiatra, tem sua vida feliz ao lado de sua esposa e sua filha. Ele é chamado para examinar uma jovem que se encontra em estado catatônico preste a ser mandada para um manicômio. O psiquiatra se afunda na tentativa de descobrir um de seus segredos, o significado da frase “Você quer o que você quer, não é? Eu não direi nada a você.”, dita constantemente pela interna. Mas o que era uma simples rotina de tratamento para o psiquiatra, se torna um inferno, pois sua filha é seqüestrada e o resgate é descobrir informações sobre um diamante, outro grande mistério que a jovem esconde em sua mente perturbada.
A direção ficou por conta de Gary Fleder, mesmo diretor de “Beijos que Matam”, e estrelado por Michael Douglas, Framke Janssen, Jennifer Esposito, Oliver Platt e Sean Bean.

Fonte: Paulo Rogério de Carvalho Costa 

Comente!