'A Serbian Film': Lançamento no país é proibido novamente

09.08.2011
FilmeB

A proibição de A Serbian Film – Terror sem limites, de Srdjan Spasojevic, continua gerando polêmica.

No começo da semana, revelamos que o lançamento havia sido liberado em todo o país, exceto Rio de Janeiro, com classificação indicativa 18 anos.

Hoje, a Justiça Federal em Belo Horizonte conseguiu novamente a proibição. A assessoria do Ministério Público Federal (MPF) revelou que a proibição do filme será em todo o território brasileiro.

"O longa-metragem contém cenas que simulam a participação de recém-nascido em cena de sexo explícito ou pornográfica, além das que mostram sexo explícito, crueldade, elogio/banalização da violência, necrofilia, tortura, suicídio, mutilação, agressão", revelou o órgão.

Motivo de polêmica em vários países pelo seu conteúdo extremo, A Serbian Film será lançado no Brasil pela jovem distribuidora Petrini Filmes, sediada em São Luiz do Maranhão.

O lançamento estava previsto para 26 de agosto.

Esta foi a primeira vez que um filme foi objeto de proibição no país desde a promulgação da Constituição de 1988 (o último havia sido Je Vous Salue Marie, de Jean Luc Godard, em 1986). A Serbian Film já foi exibido no Brasil no Festival Lume de Cinema, em São Luiz do Maranhão, e no Fantaspoa – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre. No sábado passado (23 de julho), o filme seria exibido no RioFan – Festival de Filmes Fantásticos do Rio de Janeiro, mas foi retirado da programação a pedido de seu patrocinador, a Caixa Econômica Federal. Uma nova sessão foi programada pelo Grupo Estação para as 22h de sábado, mas a projeção foi proibida em função de uma liminar expedida junto à 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, a pedido do DEM. A decisão alega que o filme traz conteúdo que viola o Estatuto da Criança e do Adolescente. Na hora da sessão, foi realizado um protesto contra a censura ao filme, em frente ao cine Odeon.

Milos é um ator pornô que se afastou das câmeras para construir uma família. Enquanto passa graves dificuldades econômicas, lhe é oferecido um cachê exorbitante para atuar num filme de arte. Até quando Milos percebe de ter entrado num labirinto de sexo doentio, torturas e jogos mortais.