Um bom drama é aquele que faz a gente se emocionar sem nunca se esforçar pra que isso aconteça. Não importa o quão clichê a história de um drama seja desde que ela seja bem contada. Uma vez que o drama não se apóie única e exclusivamente nos clichês da história com o intuito de arrancar lágrimas do público, então ele pode conter todos os clichês do cinema que isso não vai fazer diferença.

Pouco importa se a filha da personagem principal vai morrer de câncer, desde que o filme não fique mostrando a pobre moça morrendo em uma "belíssima" cena de 10 minutos - e os filhinhos dela chorando - com uma trilha melada de fundo.

Quando um filme é feito pra fazer o público chorar - é dá pra perceber facilmente quando é assim - ele perde todo o seu valor. O legal do drama é sentir a emoção vindo naturalmente ao longo do filme e não ser levado a ela por uma situação estapafúrdia enfiada na história, ou então por um evento dramático mostrado a exaustão.

Quando um filme "quer" ser dramático ele - normalmente - só consegue ser piegas, agora quando um filme retrata uma história dramática de forma natural e consegue fazer com que o público se emocione ao final ele é de fato um bom drama.

Nesta matéria: a lista dos 10 melhores dramas do cinema. (obs: "Cinema Paradiso" e "Magnólia" são ótimos dramas, mas não figuram nesta lista por já pertencerem à lista dos 10 melhores filmes, o que os eleva a categoria de clássicos absolutos.)

1- A ESCOLHA DE SOFIA (diretor: Alan J. Pakula) - 1982
Impressionante interpretação de Meryl Streep (ganhou um Oscar merecidíssimo). Em um determinado momento do filme, a personagem de Meryl Streep vai até uma biblioteca e pede um livro a um funcionário, devido ao seu forte sotaque o funcionário não entende o que ela diz, e também não se esforça nem um pouco pra isso, essa cena em especial é de uma pungência extrema e é impossível não se emocionar. "A Escolha de Sofia" é um excelente drama.

2 - FRANCES (diretor: Graeme Clifford) - 1982
"Frances" é um dos mais perturbadores dramas que eu já assisti. Jessica Lange está sensacional no papel título (perdeu o Oscar de atriz para Meryl Streep). Mais do que dramático "Frances" é deprimente. O filme conta a história real da atriz Frances Farmer, e as coisas pelas quais essa mulher passou são de levar qualquer um a loucura. Em uma escala diferente "Frances" é uma espécie de "Um Estranho no Ninho" feminino.

3 - UM ESTRANHO NO NINHO (diretor: Milos Forman) - 1975
Excelente filme. Jack Nicholson está magnífico. Além de ser um grande drama, esse filme tem a melhor vilã da história do cinema; a enfermeira Mildred (interpretada magistralmente por Louise Fletcher - que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por esse papel). Só uma pedra não se emociona com a história desse filme.

4 - SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (diretor: Peter Weir) - 1989
Pela sua interpretação em "Sociedade dos Poetas Mortos" Robin Williams merecia um Oscar (e não por Gênio Indomável). Dos dramas desta lista esse é um dos que mais me emociona. Não é todo mundo que compartilha da minha opinião, mas eu acredito que "Sociedade dos Poetas Mortos" é um filme realmente inspirador.

5 - REGRAS DA VIDA (diretor: Lasse Hallstrom) - 1999
Filme lindíssimo. O roteiro é excelente (adaptada do livro do excelente John Irving), as interpretações - Tobey Maguire, Michael Caine - e a trilha são ótimas. "Regras da Vida" é um filme comovente, sensível e delicado.

6 - A LISTA DE SCHINDLER (diretor: Steven Spielberg) - 1993
Um dos melhores dramas do cinema e um dos melhores filmes de Spielberg. "A Lista de Schindler" retrata um terrível capítulo da humanidade de maneira brilhante. A história de Oskar Schindler é belíssima e Spielberg a conta com extremo talento.

7 - AMADEUS (diretor: Milos Forman) - 1984
Um dos mais belos filmes da história. A vida de Wolfgang Amadeus Mozart parece feita pra virar filme (Milos Forman adaptou "Amadeus" da peça de teatro de Peter Shaffer) de tão incrível que é. As interpretações desse filme são de uma magnitude absurda - Tom Hulce como Mozart e F. Murray Abraham como Salieri estão espetaculares (o último ganhou o Oscar de melhor ator). Difícil não se comover com o destino trágico de um dos maiores compositores do mundo.

8 - CENTRAL DO BRASIL (diretor: Walter Salles) - 1998
Filme emocionante e Fernanda Montenegro maravilhosa. Comovente aquela cena em que Dora (Fernanda Montenegro) vai até o banheiro dar uma "arrumadinha" no visual. Ótima trilha sonora, ótima fotografia, ótimo filme.

9 - IMPÉRIO DO SOL (diretor: Steven Spielberg) - 1987
Ao lado de "A Lista de Schindler", "Império do Sol" é um dos melhores filmes de Spielberg. Christian Bale está brilhante no papel do menino rico que é separado dos pais em meio a Segunda Guerra Mundial. Fracasso de público e crítica por algum motivo inexplicável, "Império do Sol" é sem dúvida um filme fascinante.

10 - LAÇOS DE TERNURA (diretor: James L. Brooks) - 1983
Shirley McLaine e Jack Nicholson soberbos. Aquele comentário sobre o quão clichê um filme pode ser se aplica perfeitamente a "Laços de Ternura" - filme que tem todos os ingredientes do melodrama barato, mas que conta com um excelente diretor e magníficas interpretações. "Laços de Ternura" é um filme humano e comovente (conta também com algum humor) que tem que ser visto.


Bonus:

11 - FORREST GUMP (diretor: Robert Zemeckis) - 1994
Sensacional do começo ao fim. É emocionante desde o comecinho - com aquela peninha voando. Tom Hanks como Gump é um espetáculo à parte (uma das minhas interpretações preferidas). Tudo neste filme é sensacional. Definitivamente, um excelente drama (na verdade, esse filme ultrapassa o gênero, "Forrest Gump" é um clássico, obrigatório a todos fãs de cinema) - que além de emocionar, diverte e faz pensar.

MENÇÃO HONROSA:

- Gente como a Gente (diretor: Robert Redford) - 1980
- Perdidos na noite (diretor: John Schlesinger) - 1969
- Os melhores anos de nossas vidas (diretor: William Wyler) - 1946
- Coisas que você pode dizer só de olhar para ela (diretor: Rodrigo Garcia) - 2000
- O Carteiro e o Poeta (diretor: Michael Radford) - 1995

Difícil parar por aqui.... Além dos filmes citados existem muitos outros que poderiam facilmente estar nesta lista.

Para aqueles que estão com vontade de assistir a um ótimo filme - e quem sabe se emocionar - os filmes desta lista são todos uma excelente pedida, então prepare seu lencinho e corra para a locadora!

Feito por: Juliana de Paula