Filmes "teen" normalmente são feitos com a única e exclusiva intenção de tirar dinheiro de adolescentes que não tem o que fazer nas férias e então se enfiam no cinema com um bando de amigos pra assistir qualquer coisa que esteja em cartaz com seus ídolos do momento.
Ok, exagerei.

Mas que ninguém se engane achando que os filmes adolescentes de hoje são feitos pensando em elevar o nível cultural dos jovens (o que também seria pedir muito, mas os filmes não são feitos nem pra que o adolescente pense um pouquinho - o negócio é totalmente "fast food" - assiste agora, esquece daqui a 10 minutos). Nesse ponto vou ter que concordar com a senhora minha mãe; tem filme que faz a gente "desaprender", e os filmes teen se encaixam direitinho nessa colocação.

Mas nem tudo está perdido, ainda existe quem acredite que o jovem tem capacidade cerebral suficiente pra compreender uma história inteligente - graças a Deus! Mas que é muito mais freqüente que um filme dito "teen" seja uma embromação absoluta do que um clássico, isso é. De qualquer maneira - mesmo sendo ruins - os filmes voltados para o público adolescente costumam fazer rios de dinheiro. Nada é perfeito.

Nesta matéria, uma lista com 10 filmes adolescentes que valem a pena ( 5 dos anos 90 e 5 dos anos 80).


ANOS 90 - década na qual se proliferaram as bobeiras "teen" e em que os estúdios e atores medíocres encheram os bolsos de dinheiro. (dos cinco filmes da lista, o único que foi feito claramente pra tirar dinheiro de adolescente foi "Segundas Intenções" e - coisas da vida - ele é o pior dos cinco).


1 - ROMEU E JULIETA (diretor: Baz Luhrmann) - 1996
Filme extremamente bacana, cheio de estilo e com trilha sonora muito legal. A grande sacada de Baz Luhrmann foi levar a mais clássica história de amor para o final do século XX e no entanto manter a narrativa original de Shakespeare, isso faz com que essa adaptação de Romeu e Julieta seja diferente de todas já feitas e sem sombra de dúvida a melhor dentre todas. Leonardo Di Caprio (um ótimo ator que tem gente que gosta de criticar) está perfeito como Romeu.

2 - TRÊS É DEMAIS (diretor: Wes Anderson) - 1998
"Três é Demais" não é um filme convencional. O filme é diferente, meio "metido" demais em alguns momentos, mas é bem bacana. Primeiro, esqueça do título em português - tentaram vender o filme como uma comédia romântica e ele está muito - muito longe disso (o título original é "Rushmore" - nome de um colégio). Mesmo não se apaixonando pelo filme, é preciso admitir que "Três é Demais" é um filme inteligente e sensível, qualidade pouco freqüente hoje em dia.

3 - VAMOS NESSA (diretor: Doug Liman) - 1999
Excelente filme! Uma espécie de "Pulp Fiction" adolescente. "Vamos Nessa" passou despercebido pelos cinemas - uma pena, pois trata-se de um filme excepcional que deve ser visto. "Vamos Nessa" conta as aventuras de três jovens em busca de diversão - a partir da perspectiva de cada um deles. A edição do filme é um arraso, a trilha sonora é pra lá de bacana e o elenco todo está ótimo. Diversão garantidíssima!

4 - ELEIÇÃO (diretor: Alexander Payne) - 1999
Comédia inteligente e despretensiosa que diverte bastante e conta com ótimas interpretações de Reese Witherspoon e Mathew Broderick. O roteiro é dos mais bacanas (foi indicado pro Oscar). Clichê dos clichês, o filme se passa em uma escola - na época em que acontece uma eleição para presidente do grêmio, ou coisa que o valha - mas não vá achando que "Eleição" é igual a tonelada de filmes que tem como "base" uma escola. O filme é muito bem sacado, o diretor é dos bons (logo mais estreia seu novo filme, chamado "About Schimdt" com Jack Nicholson, ótimo ao que parece) e os atores estão perfeitos. Não tem desculpa pra não assistir.

5 - SEGUNDAS INTENÇÕES (diretor: Roger Kumble) - 1999
"Segundas Intenções" não é lá grandes coisas, mas dá pra assistir do começo ao fim sem se entediar. Baseado no mesmo livro que gerou o ótimo "Ligações Perigosas" (e mais outros dois filmes além desse), esse filme leva a história de traição, mentira e falsidade para o mundo adolescente - o que nem sempre dá certo, Sarah Michelle Gellar é ruinzinha - coitada - mas ela não chega a estragar o filme; que é mediano.

 

ANOS 80 - década de filmes bacanérrimos.Seria injusto dizer que eles não eram feitos pra faturar alto, mas pelo menos subestimavam menos a inteligência dos adolescentes.

1 - NEGÓCIO ARRISCADO (diretor: Paul Brickman) - 1983
Totalmente cool! Uma das melhores coisas que o Tom Cruise já fez. Aquela cena famosa em que Cruise - então em comecinho de carreira - dança de cueca é realmente muito bacana. Vale a pena assistir, diverte bastante.

2 - O CLUBE DOS CINCO (diretor: John Hughes) - 1985
Nos anos 80, o diretor John Hughes chegou a ser considerado o Steven Spielberg dos adolescentes, e esse título não veio à toa. Hughes falava sobre jovens de uma maneira inteligente e extremamente bem sacada. "Clube dos Cinco" reúne uma turma de jovens atores que à época do filme eram considerados os garotos mimados de Hollywood (The Brat Pack), todos tinham um futuro promissor (Emilio Estevez, Judd Nelson, Anthony Michael Hall, Ally Sheedy, Molly Ringwald), mas o tempo passa, e hoje estão todos sumidos. "Clube dos Cinco" giram em torno de cinco adolescentes que são obrigados a passar um dia trancados em uma biblioteca - como castigo escolar - lá eles passam a dividir seus sonhos, segredos e traumas. Um filme bem legal.

3 - CURTINDO A VIDA ADOIDADO (diretor: John Hughes) -1986
Mais um filme do John Hughes, e esse é um clássico dos anos 80. "Curtindo a Vida Adoidado" é um dos filmes mais bacanas dessa década e na minha opinião, o melhor do diretor. Quem não se lembra da cena em que Mathew Broderick canta "Twist and Shout"? - Ferris Bueller (personagem de Broderick) é um ícone da juventude. "Curtindo a Vida..." tem vários momentos memoráveis. Um grande filme sem dúvida.

4 - A GAROTA DE ROSA CHOQUE (diretor: Howard Deutch) - 1986
Esse aqui John Hughes não dirigiu, mas escreveu o roteiro ( o homem estava em todas!!). "A Garota de Rosa Choque" conta a clássica (clichê absoluto) história da menina feia e pobre que se apaixona pelo garoto mais bonito e rico da escola. Não é um filmão, mas cumpre seu papel direitinho.

5 - NAMORADA DE ALUGUEL (diretor: Steve Rash) - 1987
Entretenimento garantido. Um clássico da Sessão da Tarde. "Namorada de Aluguel" é bem bacana e mesmo não sendo um dos melhores filmes adolescentes que a década de 80 criou, consegue ser mais legal que todos os "American Pie" da vida juntos.


Se você é fã incondicional de "American Pie", "Cara, Cadê Meu Carro?", "Todo Mundo em Pânico" e similares, mude um pouquinho o foco e assista alguns dos filmes dessa lista (quer uma dica: alugue "Vamos Nessa" e "Eleição"). Garanto que você vai gostar!

 

Feito por: Juliana de Paula