O Amigo Oculto

Após todas aquelas críticas negativas, você deve estar pensando que 'O Amigo Oculto' é uma das maiores bombas do ano. Nada disso: é um filme que pode não agradar os críticos, mas com certeza irá agradar os cinéfilos.

Com a junção do veterano Robert DeNiro e a brilhante Dakota Fanning, o filme consegue manter um clima sombrio, uma trama inteligente e ótimas atuações. Dakota já se transformou na melhor atriz mirim da década, e demonstrou que consegue segurar qualquer genêro (afinal, a atriz já fez a comédia 'Grande Menina, Pequena Mulher', o drama 'Uma Lição de Vida' e a ação 'Chamas da Vingança'), e se saiu bem em todos eles. Neste filma, a atriz consegue expressar uma tenebridade em seu olhar, fazendo com que a cada minuto o filme dessa um nível no angustiante suspense em torno da garotinha.

“8...9…10... lá vou eu!” Essa frase é familiar para qualquer pessoa que tenha brincado de esconde-esconde na infância. As palavras e o jogo nos levam de volta a um momento inocente e despreocupado de nossas vidas, quando o objetivo era simplesmente encontrar nossos colegas escondidos. Muitas crianças até conseguiam se divertir bastante com seus amigos imaginários. Mas, às vezes, amigos imaginários podem parecer muito reais… Para a jovem Emily Callaway, suas brincadeiras de esconde-esconde com um amigo imaginário chamado Charlie tornaram-se algo que é tudo, menos simples e inocente. Ao contrário, ela se descobre em meio a uma de série de acontecimentos tão parecidos com um pesadelo que nem mesmo seu pai David consegue impedir. Quem – ou o quê – é Charlie? David imagina. Como uma entidade imaginária pode ter tal controle sobre a menina? Talvez Charlie não seja nem um pouco imaginário, mas quem sabe uma presença malévola, de carne e osso? O vencedor do Oscar® Robert De Niro estrela como David Callaway, um pai viúvo com um grande problema no filme de suspense sobrenatural O AMIGO OCULTO, e Dakota Fanning interpreta sua jovem filha Emily, que esconde um terrível segredo. Quando a história começa, a esposa de Callaway, Alison (Amy Irving) morre repentinamente, traumatizando Emily. Pai e filha se mudam para a região ao norte de New York para separar Emily das memórias de sua vida em Manhattan com sua mãe. Logo depois, Emily desenvolve uma amizade com Charlie. A princípio, David vê Charlie como um modo positivo de Emily se expressar, mas uma série de acontecimentos horríveis o leva a pensar em algo inimaginável: Charlie pode mesmo ser real... e, se for, tem de ser impedido.

O roteiro bem escrito e estruturado entrega a este filme um suspense diferente, sutil, inteligente, que leva a platéia a um dos finais mais inovadores desde 'O Sexto Sentido'. É claro que, para entender ou gostar do filme, você tem que deixar se envolver.

'O Amigo Oculto' pode ser definido com apenas uma frase: "Um ótimo suspense com dois dos maiores atores do cinema atual e um final surpreendente". Precisa dizer mais?

Nota: 
Crítica por: Renato Marafon
Site Oficial : ---