Os 10 Filmes de 007 com as melhores cenas de ação

05.10.2012
Vanessa Wohnrath
BLOG

 

Em comemoração ao 50º aniversário da franquia James Bond no aniversário do filme “O Satânico Dr. No”, que teve sua pre-estreia mundial no dia 5 de Outubro de 1962, elegemos os filmes do personagem com as melhores cenas de ação.

Quando se fala em 007, logo vem a cabeça o martini mexido e não batido, as bond girls, os vilões megalômanos, as locações exóticas, o humor cínico do agente e o inesquecível tema musical.

Outra lembrança é a ação implacável nas produções, com longas sequências, muito bem elaboradas, mirabolantes e muitas vezes inverossímeis, daí a charme e a graça da franquia. O ponto forte das cenas de ação é a perseguição, seja na clássica perseguição de carro e também a de esqui, de avião e até inovando com a perseguição a pé vista nos dois últimos filmes da série: ‘007 - Quantum of Solace’ e ‘007 - Cassino Royale’.

'007 - Operação Skyfall' (007 - Skyfall) chega aos cinemas nacionais dia 26 de Outubro de 2012. Enquanto isso, que tal relembrar os filmes de 007 com as melhores cenas de ação? Confira.

10. 007 - Permissão Para Matar (Licence to Kill, 1989)

James Bond (Timothy Dalton) parte em busca de vingança quando seu amigo Felix Leiter é atacado pelo chefão do tráfico de drogas Franz Sanchez.

CENAS:

A abertura do filme traz Bond e o amigo Felix a caminho do casamento deste. Sanchez está chegando à cidade, por isso os dois mudam o percurso para capturá-lo. Há um tiroteio e Sanchez consegue fugir num avião. 007 e Felix num helicóptero o perseguem. Preso por um cabo, o agente chega até o avião e usa um outro cabo para prender a cauda da aeronave deixando Sanchez sem escapatória. Bond e o amigo saltam de paraquedas e chegam na igreja a tempo para o casamento.

Mais tarde, à procura de Sanchez, Bond entra no barco do negociador de drogas Krest. Nadadores e homens em pequenos barcos os perseguem no mar. Debaixo d’água, Bond com um arpão se prende a um monomotor, joga os pilotos para fora e consegue escapar.

Em outra cena, Bond salta em uma carreta carregada de cocaína e Sanchez está em um carro. O agente joga o motorista para fora e daí começa a perseguição pela estrada. Para desviar de um míssil, 007 pende a carreta para o lado esquerdo e percorre alguns metros. A estrada está em chamas por causa de um caminhão que explodiu. Para as rodas não pegarem fogo e assim escapar, Bond empina a carreta.

 

9. 007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker, 1979)

James Bond (Roger Moore) une forças com a cientista da Nasa, Holly Goodhead para impedir que o industrial Drax, destrua a humanidade liberando no espaço, 50 globos de gás tóxico.

CENAS:

007 está em um avião voltando de uma missão na África. Numa briga Bond lança o piloto para fora da aeronave e acaba empurrado também para fora por Dentes de Aço. Bond está sem paraquedas, mas consegue alcançar o piloto, assim ele tira o equipamento do piloto e consegue chegar ao solo a salvo.

Em Veneza, Bond está em uma gôndola e passa a ser perseguido. Numa gôndola fúnebre, um homem sai do caixão equipado com facas e tenta matar o agente. Uma lancha também persegue 007. Como a gôndola de Bond é equipada com um sistema hidráulico, a embarcação sai da água e anda pelas ruas de Veneza como se fosse um carro.

Bond está de férias no Rio de Janeiro e Dentes de Aço reaparece. No Pão de Açúcar, 007 desfruta de um passeio no bondinho, mas o vilão para o veículo cortando com os dentes os cabos que sustentam o bondinho. Em um outro veículo, Dentes de Aço vai na direção onde Bond está parado e os dois brigam sobre o teto do bondinho.

Nas águas da Amazônia, mais especificamente na área do rio Tapirapé, Bond é perseguido por duas lanchas e logo depois vão parar nas Cataratas do Iguaçu.

 

8. 007 - O Espião que me Amava (The Spy Who Loved Me, 1977)

James Bond (Moore) se alia a agente russa Anya Amasova para impedir que o explorador Stromberg destrua tudo na superfície da Terra e crie uma civilização submarina.

CENAS:

Em missão na Áustria, Bond precisa interromper um tarde de amor. De esqui é perseguido a tiros por quatro homens. Ele salta de um precipício e abre seu paraquedas patriótico com a bandeira da Inglaterra estampada.

Na Sardenha há uma perseguição de carro. Bond em seu Lotus Esprit é seguido por uma moto e depois por um carro com Dentes de Aço a bordo. Mais tarde um helicóptero voa baixo e atira no carro de Bond. Para escapar a única saída é ele jogar o carro ao mar. Logo o veículo se transforma num submarino possibilitando o disparo de um míssil que destrói o helicóptero. Quando se pensa que Bond está a salvo, dois nadadores munidos de arpões e um homem num pequeno submarino vão atrás do agente. Ele consegue escapar e os frequentadores de uma praia se assustam quando o carro de 007 sai da água.

 

 

7. 007 - O Mundo Não é o Bastante (The World Is Not Enough, 1999)

James Bond (Pierce Brosnan) precisa proteger Elektra King (Sophie Marceau), herdeira de um oleoduto. O terrorista Renard (Robert Carlyle) está atrás dela e planeja tomar o controle da indústria petrolífera mundial.

CENAS:

Em uma negociação no Banco Suíço em Bilbao, Bond tenta reaver o dinheiro de uma transação quando um agente do MI6 foi morto. Ocorre um desentendimento e Bond consegue fugir pela janela. Mais tarde no QG do MI6, a maleta contendo o dinheiro tem uma bomba que explode. Isso o faz perseguir pelo rio Tamisa, uma misteriosa mulher a bordo de uma lancha. Bond está no barco Q. Deslizando pela água, Bond vai parar no asfalto, transformando o barco num carro. Ele passa a ser perseguido pela polícia o que o faz retornar para a água.

Nos Alpes Franceses, Bond e Elektra vão esquiar. Eles são perseguidos por homens a bordo de esquis motorizados equipados com paraquedas. Eles atiram, jogam bombas e continuam a perseguição em solo.

No Mar Cáspio, na fábrica de caviar de Valentin Zukovsky, Bond busca por informações que liguem Zukovsky a Elektra. Um helicóptero equipado com cinco serras circulares persegue Bond. O agente aciona por controle remoto o seu BMW Z8 e entra no carro. As serras do helicóptero partem o carro ao meio e continua perseguindo Bond que está a pé.

 

6. 007 - Na Mira dos Assassinos (A View to a Kill, 1985)

James Bond (Moore) enfrenta o industrial Max Zorin (Christopher Walken) que quer aniquilar o mercado de microchips. Com a pulsação magnética, uma explosão pode fazer com que todos os aparelhos que tenham microchip, sejam inutilizados.

CENAS:

Em mais uma perseguição na neve, Bond busca por um microchip. Homens de esqui e um helicóptero os perseguem. Ao som de “California Girls”, o agente desliza na neve em um monoesqui.

Em Paris, na Torre Eiffel, Bond almoça com Aubergine, um especialista em cavalos de corrida, que é morto. O agente vai atrás do assassino vestido de preto, que é a aliada de Zorin, May Day (Grace Jones). A perseguição acontece nas escadarias da Torre. Ela salta de paraquedas. O agente desce, rouba um taxi e segue a mulher para tentar capturá-la quando chegar ao solo. No percurso Bond bate o carro várias vezes, que vai se desmanchando.

Zorin convida Bond para participar de uma corrida cross-country com cavalo. Com obstáculos difíceis de ultrapassar, a corrida se torna perigosa para o agente.

Mais tarde, preso em um elevador, 007 tenta escapar de um incêndio. Quando o agente consegue sair do prédio, ele recebe voz de prisão e usa um caminhão de bombeiros para fugir e então é perseguido por policiais.

 

5. 007 - Um Novo Dia Para Morrer (Die Another Day, 2002)

James Bond (Brosnan) tentará impedir que Gustav Graves, um comerciante de diamantes, tome o poder. Ele cria o Ícaro, um artefato de luz prateada com poder de sol.

CENAS:

Na Costa de Pukch’Ong, Coreia do Norte, Bond surfando chega ao QG do coronel Tan-Sun Moon, uma área desmilitarizada. Ele faz uma transação de diamantes com Moon que dá errado. Acontece uma perseguição de hovercrafts equipados com lança-chamas e armas automáticas, por uma zona minada.

Bond vai a um centro de esgrima e enfrenta Graves numa luta em que os dois vão destruindo o local.

007 vai até a Islândia onde se hospeda no Palácio de Gelo. Bond é perseguido por Zao num lago congelado. O carro que Bond usa é um Aston Martin V12 Vanquish com camuflagem adaptável, assento ejetor, pneus com cravos para aderência no gelo e munido de torpedo e armas para derrubar objetos móveis. Zao está num Jaguar XKR. Os carros patinam e derrapam pelo lago numa perseguição explosiva que culmina no Palácio onde Jinx (Halle Berry) está presa.

 

4. 007 - Quantum of Solace (Quantum of Solace, 2008)

James Bond (Daniel Craig) quer vingança pela morte da amada Vesper (Eva Green). O plano o leva até o empresário Dominic Greene (Mathieu Almaric), interessado em extrair riquezas naturais da Bolívia.

CENAS:

A abertura traz uma frenética perseguição de carros por um túnel, com Bond em seu Aston Martin DBS. Ela continua numa pedreira de Mármore Carrara. Para esta sequência foram usados 14 Aston Martin e o perigo ficou por conta da escorregadia pista com pó de mármore.

Bond persegue a pé um dos capangas de Sr. White pelas ruas de Siena. Eles passam por um esgoto, por telhados de casas e termina numa igreja em obras no qual há um rápido plano-sequência que acompanha os dois no topo do prédio, atravessando a claraboia e caindo no interior do imóvel.

Em Porto Príncipe, Bond tenta resgatar Camille (Olga Kurylenko), que está no barco do general Medrano.

No QG de Medrano, numa área desértica na Bolívia, Bond e Camille atacam o lugar. Ela vai atrás do general e Bond atrás de Greene.

 

3. 007 Contra Goldeneye (Goldeneye, 1995)

James Bond (Brosnan) tenta reaver o programa de armas espaciais Goldeneye, roubado pelo coronel Ourumov. Além disso, ele precisa enfrentar um antigo amigo e agente do MI6, Alec Trevelyan (Sean Bean).

CENAS:

Bond salta de bungee jump em um dique e invade a Indústria de Armas Químicas Arkangel, numa missão com 006 (Bean). Para a fuga o agente entre em um avião em movimento prestes a decolar, mas ele e o piloto caem da aeronave. 007 usa uma moto para alcançar o avião que está quase no final da pista que fica no topo de uma montanha. O avião cai e Bond na moto se joga para chegar até ao avião. Ele alcança e consegue retomar o controle da aeronave. A sequência do salto de bungee jump entrou para o Guinness, o livro dos recordes.

Bond e a programadora de sistemas Natalya são capturados. O coronel Ourumov foge com ela e Bond em um tanque T-55 os persegue pelas ruas de São Petersburgo e vai destruindo tudo o que está a sua frente.

 

2. 007 - O Amanhã Nunca Morre (Tomorrow Never Dies, 1997)

James Bond (Brosnan) enfrenta o magnata da mídia Elliot Carver (Jonathan Pryce). Ele comanda atos trágicos para serem notícias exclusivas em seus meios de comunicação e assim ter o poder de influenciar as pessoas.

CENAS:

Bond está infiltrado num bazar terrorista de armas na fronteira russa. Lá tem ogivas nucleares e o agente fica sabendo que o local será atacado por um míssil disparado pela marinha britânica. 007 em um caça tenta impedir que as ogivas sejam detonadas, mas um outro caça o persegue.

O agente invade a gráfica de Carver e encontra um codificador de GPS, muito importante para o empresário. A sequência foi filmada na gráfica do jornal inglês ‘Daily Telegraph’.

Em Hamburgo, Bond recebe o seu carro, o BMW 750iL, que contém metralhadoras, lançador de foguetes, cortador de correntes e pneus reinfláveis. Além disso, é possível dirigi-lo via controle remoto pelo celular. Ele deixa o carro numa garagem. Homens tentam abrir o veículo e recuperar o GPS roubado, mas eles não conseguem. Com o controle remoto Bond liga o carro entra pela janela do banco traseiro, de onde ele o dirige remotamente pelos dispositivos contidos no seu celular. Outro carro o persegue que usa foguetes e outras munições para destruir Bond. Para a sequência foram usados 18 BMW, dos quais 15 foram destruídos.

Em Saigon, 007 e Wai Lin (Michelle Yeoh) fogem do prédio de Carver. Algemados um ao outro, eles escapam pulando de um andar e se agarram a um pôster preso a parede exterior, numa distância de 120 metros de altura. No chão eles roubam uma moto para escapar, mas são perseguidos por dois carros e depois por um helicóptero. Bond e Wai passam por varandas de um prédio e no final eles dão um salto com a moto sobre o helicóptero.

 

 

1. 007 - Cassino Royale (Casino Royale, 2006)

James Bond (Craig) garante sua licença para matar após executar dois homens. Sua primeira missão é em Madagascar, que o leva mais tarde a enfrentar o banqueiro Le Chiffre em um jogo de pôquer em Montenegro.

CENAS:

Em Madagascar, Bond deve capturar o terrorista Mollaka. Ele o persegue e os dois utilizam os movimentos do parkour, um esporte em que se usa o corpo para ultrapassar obstáculos de forma rápida e fluente, como saltos e escaladas. Eles passam por uma construção e a perseguição termina na embaixada de Nambutu.

No aeroporto Internacional de Miami, Bond persegue um homem que planeja explodir o protótipo do avião Skyfleet 570. A sequência foi a mais complicada de se filmar devido a quantidade de pessoas envolvidas na cena e o grande espaço da locação.

Em Montenegro Vesper é sequestrada. Bond vai atrás dela em seu Aston Martin DBS. Bond perde o controle do carro que capota sete vezes a mais de 110km por hora. Tal feito entrou para o livro Guinness.

Em Veneza, Bond procura por Vesper que se encontra com um homem e o entrega uma maleta de dinheiro. Eles vão parar num casarão em obras que começa a ruir e ser tomado pela água.


Confira todos os CineTOP!