’12 Anos de Escravidão’ ganha data de estreia no Brasil

12anosdeescravidao_1

O drama ’12 Anos de Escravidão’ (12 Years a Slave), um dos favoritos ao Oscar 2014, ganhou data de estreia nos cinemas nacionais.

A Walt Disney Pictures agendou o lançamento para 28 de Fevereiro de 2014 no Brasil, data próxima ao Oscar – que será exibido dia 2 de Março. O drama já está em cartaz nos cinemas norte-americanos.

A trama foca no caso real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor). Educado e casado, o nova-iorquino assumiu um emprego em Washington, mas acabou sendo enganado e escravizado. Ele só conseguiu recuperar a liberdade quando um carpinteiro opositor da escravatura consegue passar algumas cartas para a esposa de Northup, que rapidamente coloca o caso em tribunal.

Brad Pitt (‘Guerra Mundial Z’), Michael Fassbender (‘X-Men: Primeira Classe’), Paul Dano (‘Pequena Miss Sunshine’), Benedict Cumberbatch (‘Além da Escuridão – Star Trek’), Scoot McNairy (‘Argo’), Quvenzhané Wallis (‘Indomável Sonhadora’), Sarah Paulson (‘American Horror Story’), Ruth Negga (‘Guerra Mundial Z’) e a estreante Lupita Nyong’o estrelam. Pitt também produz.

O longa é uma adaptação da autobiografia escrita por Solomon Northup em 1853. O roteiro é assinado por John Ridley (‘Os Três Reis’). Steve McQueen (‘Shame’) dirige.

Recentemente, cartazes italianos causaram polêmica no mundo todo. O design dos pôsteres destacam Brad Pitt e relega o ator principal, Chiwetel Ejiofor, ao canto da composição.

Confira uma imagem do cartaz em um cinema italiano:

12 Anos de Escravidão

A usuária que postou a foto em seu Tumblr afirmou que não se lembra “que Brad Pitt é o protagonista do filme ou tem um papel tão central na história a ponto de ficar no meio do cartaz.” “Eu certamente não sei nada sobre estratégias de marketing para atingir o público, mas isso não é ir longe demais?”

Um design semelhante dessa arte promocional tem Michael Fassbender no lugar de Pitt, também em destaque. A decisão foi encarada como uma tentativa de enfatizar a presença dos atores brancos do filme, centrado em um homem negro que é vendido como escravo.

Os pôsteres foram criados pela firma de marketing Fanatical About Cinema, para a distribuidora BIM.

Em uma declaração oficial, um porta-voz da Summit Entertainment disse: “Os cartazes de cinema de ’12 Anos de Escravidão’ com Brad Pitt e Michael Fassbender que foram recentemente lançados na Itália não eram autorizados e não foram aprovados por nenhum dos produtores ou licenciantes do filme. A Summit Entertainment, agindo como agente de vendas exclusiva para os licenciantes, está investigando e tomando ações imediatas para impedir a distribuição de quaisquer cartazes não autorizados e fazer com que aqueles cartazes já em uso sejam retirados do mercado.”

Comente!