Os 10 Filmes mais Exibidos e Lembrados da “Sessão da Tarde”

lagoaazul_1

Quem tem seus 20 e poucos anos, se lembra eternamente da infância em que passavamos em nossa casa, assistindo à pérolas do cinema na “Sessão da Tarde“, da Rede Globo.

Pode parecer estranho, mas aqueles filmes cheio de besteirols são clássicos em nossa vida, e serão eternamento os filme que mais lembraremos, comentaremos em mesas de bar e nos divertimos até hoje, alugando-os em DVD.

Criada em 1975, a Sessão da Tarde passa um mesmo filme várias vezes. Durante anos, a sessão “eternizou” produções como A Lagoa Azul, Curtindo a Vida Adoidado, Caçadores de Emoção, Os Goonies, Admiradora Secreta, Ghost: Do outro Lado da Vida, De Volta para o Futuro e O Grande Dragão Branco, longas que viraram clássicos dos anos 80 e marcaram toda uma geração durante a década de 90. São também muito comuns as chamadas frases da sessão da tarde. Elas sempre, ou na maioria das vezes, possuem palavras como: do barulho!, loucas, confusão. São na verdade uma maneira de estimular o espectador a assistir aos filmes. As frases são ditas pelos locutores da Globo, Carlos Duarte e David Roque, os quais gravam a maioria das chamadas da Sessão da Tarde. Em algumas oportunidades, como especiais de final de ano, o locutor titular da Globo Dirceu Rabello também faz as chamadas. Veja algumas:

Essa malandrinha vai armar as mais loucas confusões e virar a vida de sua madrasta em um verdadeiro pesadelo!

Essa turminha do barulho vai entrar em cada fria e transformar o colégio em um verdadeiro campo de batalha!

Ele é esperto pra cachorro!

Esse cãozinho endiabrado é osso duro de roer e irá transformar a vida de seu dono em um verdadeiro inferno!

Apertem os cintos, pois esse tremendo maluco vai virar a cidade de pernas pro ar e aprontar pra valer!

Essa dupla da pesada vai deixar a cidade completamente maluca e o baixo astral de lado, pois com eles a confusão anda junta!

Um cara bom de briga, encarando todos os desafios para tentar reconquistar o amor de seu filho.

O policial mais enrolado do mundo entrando em ação. Vai ser um Deus nos acuda!

Ele vai aprontar loucuras que vão dar o que falar!

Tem muita ação e emoção numa aventura eletrizante na Sessão da Tarde.

Foi difícil eleger os filmes mais exibidos e lembrados da “Sessão da Tarde”.

Confira a lista abaixo:

10. A Lagoa Azul (The Blue Lagoon – 1980)

“Richard, quem virou minha cama?”. Quem não se lembra de uma histérica Brooke Shields gritando pela ilha?

No Brasil, o filme possui muita fama por ser exibido inúmeras vezes pela Rede Globo na Sessão da Tarde (assim como a sequênciaremake De Volta à Lagoa Azul). Duas crianças crescem juntas em uma ilha junto de um velho marinheiro, após um naufrágio. Quando o velho morre, as duas crianças têm de se virar sozinhas, e acabam por descobrir o amor. Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, é uma refilmagem de um filme homônimo de 1949.

 

9. Esqueceram de Mim (Home Alone – 1990)

Não existe Natal no Brasil sem a exibição de ‘Esqueceram de Mim’ um dia antes. Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.

Sucedido por ‘Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York’ (1992) e ‘Esqueceram de Mim 3′ (1997) e o péssimo ‘Esqueceram de Mim 4′. Todos também exibidos na “Sessão da Tarde’

 

8. Quero ser Grande (Big – 1988)

Um dos primeiros, e mais divertidos, filmes de Tom Hanks, é, no mínimo, um clássico.

Josh é um garoto que vai à um parque de diversões e faz um pedido a uma das máquinas do local: ele quer ser grande! Na manhã seguinte, ao acordar, Josg vê que seu pedido foi realizado e ele agora tem a aparência de um adulto (Hanks). Com a ajuda de seu melhor amigo, Josh tentará se adaptar ao mundo dos adultos: arrumará um emprego e terá seu primeiro encontro com uma mulher (Perkins). Como ele irá encarar este mundo que lhe é tão estranho? E, será que um dia ele voltará a ser criança?

 

7. Gremlins (Gremlins – 1984)

Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um “inventor” que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa em Kingston Falls, uma pequena cidade. Paralelamente, Billy trabalha como caixa de banco e sofre com as exigências de Ruby Deagle (Polly Holiday), uma cliente igualmente rica e antipática. Além disto tem de aturar o pedante Gerald (Judge Reinhold), que quer usar sua posição para conquistar Kate Beringer (Phoebe Cates), a namorada de Billy.

Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai se multiplica assustadoramente e, alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, que aterrorizam a cidade.

Seguido por ‘Gremlins 2 – A Nova Turma’ (1990).

 

6. Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop – 1984)

A ação está a toda nesta agitada comédia estrelada por Eddie Murphy, como Axel Foley, um esperto tira de Detroit que está em Beverly Hills à caça do assassino de seu melhor amigo. Ele logo percebe que seu estilo selvagem não combina com a polícia de lá, que destaca dois policiais (Judge Reinhold e John Ashton) para assegurar que as coisas não fujam do controle. Obrigado a levar os dois caretas junto com ele, Axel; detona um tremendo choque cultural em sua rápida e hilariante busca por justiça. Com breves participações de Paul Reiser, Bronson Pinchot e Damon Wayans, Um Tira da Pesada é uma aventura desvairada!

Precedido por ‘Um Tira da Pesada’ (1984) e ‘Um Tira da Pesada 2′ (1987).

 

5. Conta Comigo (Stand by Me – 1986)

Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos – o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) – estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento.

Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance “O Corpo”, de Stephen King.

 

4. Sem Licença Para Dirigir (License to Drive – 1988)

Corey Haim e Corey Feldman dominam esta lista.

Les e Dean são típicos adolescentes americanos que não imaginam a vida à pé. Tudo que eles querem é tirar logo a carteira de motorista e sair com as garotas. Les é reprovado no exame, mas mesmo assim sai com o carro do avô, numa noite inesquecível.

 

3. Os Goonies (The Goonies – 1985)

O mais clássico de todos. E também o mais memorável.

Um grupo de garotos auto-denominados “Os Goonies” estão prestes a serem despejados de suas casas, caso seus pais não consigam pagar uma elevada hipoteca. Dias antes da execução da hipoteca, os goonies encontram um legítimo mapa de um tesouro que pertenceu ao famoso pirata Willy Caolho. Agora, o grupo partirá em busca do tal tesouro para conseguir pagar as dívidas de suas famílias. Mas no caminho, eles terão que passar pela quadrilha dos Fratelli e pelas engenhosas armadilhas que protegem o cobiçado tesouro.

 

2. Os Garotos Perdidos (The Lost Boys – 1987)

Corey Haim e Corey Feldman juntos novamente, neste filme incrível que ganhará uma sequência este ano.

O Jovem Sam (Corey Haim) e seu irmão mais velho adolescente (Jason Patric), eram adolescentes comuns até se mudarem para a pacata Santa Carla, Califórnia. Coisas estranhas começam a acontecer misteriosamente. Michael está agindo de fgorma estranha, talvez porque seus novos amigos liderados pelo enigmático David (Kiefer Suterland) não sejam nada comuns. Eles são vampiros dispostos a aproveitar a vida, curtir a noite e transformar Michael no mais novo membro de seu grupo.

 

1. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off – 1986)

Matthew Broderick também se tornou um clássico da “Sessão da Tarde”. Ele está presente em, pelo menos, um a cada vinte filmes exibidos.

No último semestre do curso do colégio, estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).

É isto aí, uma viagem maravilhosa aos anos 80 e 90, demonstrando que nenhum filme exibido hoje na “Sessão da Tarde” consegue o mesmo sucesso destes filmes-pipoca, divertidos e únicos.

About the Author

Comente!